sábado, 4 de janeiro de 2014

Aprenda as três etapas dos cabelos dos sonhos

Olá Cherrys! 
Boa noite meninas e meninos, no post anterior eu disse que ia falar sobre descoloração e cabelos ruivos, mas achei válido  fazer um post sobre os cuidados que vocês devem ter com seus cabelos caso queiram fazer um processo de descoloração. Pois é muito importante ter um cabelo saudável para realizar esse processo, então se você esta pensando em mudar a cor dos seus cabelos ou mante-los lindos e saudáveis iguais a cabelos de propaganda de shampoo, saiba que isso é possível. É  só seguir as dicas a seguir. 

Existem três etapas de cuidados que vocês devem saber, conforme o estado e estrutura de seu cabelo , quais sejam, Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Mas o que são essas etapas?  O que devo usar?


Hidratação Capilar: como o próprio nome já diz, envolve tratamentos que repõem a água dos cabelos, cabelos secos, opacos e sem brilho,  o ideal nessa etapa é utilizar produtos que devolvam a umidade natural do cabelo, cabelos que estão em constante contato com secadores e chapinhas não podem deixar de lado a etapa de hidratação. Antes de comprar qualquer produto, procure saber o que seus cabelos estão precisando e leia as embalagens dos produtos! O indicado é ter em casa uma máscara capilar para cada uma das etapas e usa-las conforme a necessidade do seu cabelo. 

Produtos que podem ser usados nessa etapa: produtos com composição de proteínas da pérola para dar brilho e maciez, proteínas do leite, proteínas da seda, vitaminas A e E, o bepantol líquido também pode ser usado nessa etapa. 

Nutrição Capilar:  a nutrição é a etapa que tratamos dos cabelos ressecados, porosos, com aquelas pontas espigadas, com aspecto de cabelos de boneca de milho. A função da nutrição é devolver ao cabelo a oleosidade natural que temos em nossos cabelos, os cabelos que mais sofrem com ressecamento são os cabelos crespos e cacheados, pois o óleo natural do couro cabeludo não chega ás pontas devido os cachos serem em espiral, logo esse processo é bem mais demorado e cabelos com químicas em geral. Mas o que devo usar? Meu cabelo é liso oleoso na raiz e ressecado nas pontas, o que faço?
O ideal é usar produtos  a base de óleos vegetais e frutas de polpa oleosa como abacate o buriti. Não usem o óleo mineral pois esse cria uma camada no fio que com o passar do tempo fica difícil dos nutrientes penetrarem na fibra capilar.  Se seu cabelo somente é ressacado nas pontas, faça a nutrição somente nas pontas. 

Produtos que podem ser usados nessa etapa: produtos que contenham os seguintes óleos e até mesmo esses óleos in natura misturados nas máscaras; abacate, macadâmia, rícino, karité, turano, coco, azeite de oliva extra virgem, buriti, murumuru, manteigas vegetais. 

Reconstrução Capilar: essa é uma etapa muito importante, pois é a etapa em que reconstruímos a fibra capilar de dentro para fora, com processos químicos; descolorações, tinturas, progressivas, relaxamentos, tais processos abrem as escamas dos cabelos e retiram deles nutrientes que compõem a fibra, por isso a importância do cabelo estar bem hidratado, nutrido e reconstruído para fazer esses processos. Cabelos quebradiços com pontas duplas, necessitam de reconstrução e reposição de massa. A reconstrução repõe esses nutrientes perdidos com  químicas ou com os raios solares, praia, processos naturais ou mecânicos. 

Produtos que podem ser usados nessa etapa ( eu uso ou já usei esses produtos citados a seguir): máscara da Rigen  PH4 (marca Alfaparf), RMC-Kit da Amend azul, Lanox-força extrema, Máscara de Shitake da Bio Extratus, Loreal Elseve -Reparação Total, Novex-RMC.

Dessa forma, vocês vão fazer essas etapas de acordo com a necessidade de seu cabelo. Cabelos com químicas, deve fazer as três etapas, eu por exemplo faço duas vezes na semana, uma eu faço nutrição e reconstrução pois tenho cabelo descolorido, na outra semana troco a reconstrução por hidratação e continuo com a nutrição. Cuidado com o uso indiscriminado de queratina em gel, liquida e até mesmo em pó, se usada em excesso pode quebrar o fio capilar, o meu cabelo não dá certo com ela pura. Vale a pena ver o que seu cabelo vai gostar.

Quem não tem química, ou seja, tem cabelos virgens, podem fazer a reconstrução a cada trinta dias, e fazer hidratações e nutrição conforme a necessidade. 

Bem é isso pessoal, depois que comecei a seguir meu cabelo é outro! Beijos e até o próximo post! ^^

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. adorei as dicas! seu visul tb é muito show

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou das dicas, volte sempre e obrigada! ^^

      Excluir
  2. Gostei muito das dicas. Tenho os cabelos crespos e fiz mechas, então preciso cuidar bastante agora. Vc acha que 2 vezes por semana tbm dá certo pra mim? Nesse caso, é um tratamento contínuo, digo, toda semana faço em dois dias?

    ResponderExcluir
  3. Olá, obrigada. Duas vezes por semana dá para fazer sim, como você tem luzes te indico comprar as três máscaras não precisa ser as mais caras essas que postei dão conta do recado. Na primeira semana você pode fazer a reconstrução e a nutrição ( exemplo: segunda: reconstrução. sábado: nutrição), na segunda semana você pode fazer a hidratação e a nutrição, como seu cabelo é crespo e tem luzes vai precisar muito de nutrição, igual o meu, óleos vegetais é uma boa também. Na terceira você pode fazer a reconstrução novamente e a hidratação, a Reconstrução você vai vendo se seu cabelo vai precisar. Te indico fazer uma nutrição antes das luzes e após as luzes faça uma Reconstrução. E sim é um tratamento contínuo pois como fazemos coloração os cabelos precisam de repor os nutrientes perdidos. Depois de um tempo fazendo essas etapas você irá perceber e ver do que seu cabelo está precisando mais, e aí você mesma irá conseguir montar suas etapas de cuidados capilares de acordo com a necessidade de seu cabelo. Obrigada por visitar a página beijos e volte sempre! ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...